O sucesso da cerveja sem álcool na Espanha


País mediterrâneo é o maior produtor e consumidor das cervezas SIN no mundo. Espanha faz campanhas desde o ano 2000 para incentivar motoristas a beberem cerveja sem álcool.

Conhecidos por seus vinhos, que acompanham festas animadas e tapas, os espanhóis curiosamente também são os principais consumidores mundiais de uma bebida para a qual muita gente ainda torce o nariz: a cerveja sem álcool. O país é hoje o maior produtor e consumidor da SIN, como ela é chamada a cerveja não alcoólica lá, na frente até dos países do Oriente Médio de maioria islâmica.

Há diversos motivos para esse hábito dos espanhóis. Um é a relação que a população tem com a bebida, consumida na maioria das vezes fora de casa. Cerca de 60% das vendas de cerveja na Espanha ocorrem em bares, restaurantes e outros estabelecimentos. “Os espanhóis consomem cerveja de forma moderada por seu sabor, e não por seu conteúdo alcoólico. Assim, a pessoa que consome cerveja sem álcool na Espanha realmente desfruta desta bebida e aprecia os múltiplos matizes de seu sabor”, explica o diretor geral da entidade representante das maiores cervejarias do país, Cerveceros de España, Jacobo Olalla Marañon.

Cerca de 15% da cerveja vendida na Espanha é sem álcool, um número que faz o país ser exemplo para outras nações da União Europeia e do mundo (no Brasil é 1% do mercado). Para a entidade, o fato da SIN conseguir manter o sabor da bebida tradicional contribui para essa escolha. “Ela é considerada pelos consumidores espanhóis como uma excelente alternativa para aqueles que, devido a diferentes circunstâncias, não podem, não devem ou não querem consumir bebidas alcoólicas”. Presente no mercado cervejeiro espanhol desde 1976, hoje todas as grandes empresas da área possuem ao menos uma opção de SIN.

Motoqueiros conscientes

O que também faz diferença na Espanha são as campanhas pelo hábito consciente, muitas delas de forma descontraída. É o caso da atuação do grupo de motoqueiros SIN Riders, que anualmente faz uma viagem por cidades espanholas para promover a consciência ao volante. Ao longo de julho os seis sobem em suas potentes motos e visitam bares e localidades, convidando os motoristas a uma rodada de cerveja SIN. Todos os domingos do mês eles realizam eventos com shows e encontros de motos, acompanhados de cerveja sem álcool e as famosas tapas espanholas, além da animação de uma banda cover de AC/DC, ao melhor estilo rock and roll.

Os SIN Riders fazem parte da campanha “En la carretera, cerveza SIN” (Na estrada, cerveja sem álcool) dos Cerveceros de España em parceria com a Direção Geral de Tráfico (DGT) do país, que começou no ano 2000. “A campanha procura transmitir uma mensagem positiva para a população, apelando à própria responsabilidade dos condutores e oferecendo a cerveja sem álcool como uma alternativa segura quando vão conduzir”, explica Jacobo. De acordo com a agência de notícias espanhola Europa Press, dados da DGT mostram que entre 2000 e 2014 houve uma redução de vítimas de acidentes fatais com traços de álcool de 36,4% no país.

Grupo de motoqueiros é estrela de campanhas de conscientização.

Moderação, sempre

O foco das ações no país não é a proibição do consumo, mas sim a prevenção e moderação. Para isso, há campanhas também voltadas para mulheres grávidas e na época da amamentação. As ações “Un embarazo SIN” (Uma gravidez sem álcool) e Durante la lactancia, bebe SIN” (Durante a amamentação, beba SIN), têm parcerias com a Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia e do Ministério da Saúde, respectivamente. A chave está no consumo responsável, sempre.

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]