Chocolate com cerveja, um casamento inesperado e perfeito



A dupla desfaz o mito de que cerveja só combina com comidas salgadas

Cervejas escuras harmonizam com diferentes tipos de chocolate. Se as combinações com cerveja que você tem em mente vão pouco além do clássico churrasco, uma pizza saborosa ou aquele hambúrguer caprichado, talvez seja hora de dar uma passeada por outras regiões do seu paladar. A dupla chocolate e cerveja está aí para desmistificar a ideia de que a bebida só vai bem com comidas salgadas.

Na verdade, é justamente ao contrário. “Não existe uma regra. Você sempre vai conseguir encontrar uma cerveja que case com o chocolate. A não ser que você tenha uma cerveja levíssima, que não vai cortar a gordura do doce”, explica a mestre-cervejeira e sommelière Laura Aguiar.

Aliás, a gordura é um dos elementos importantes na hora de fazer uma harmonização. Chocolates mais gordurosos, como o branco, combinam bem com cervejas mais alcoólicas, que cortam o excesso de gordura presente no chocolate. “E isso vale para qualquer alimento”, explica Laura.

Esqueça a ideia de que cerveja só combina com comidas salgadas.

Além da gordura, vale a pena pensar também em similaridade ou contraste, dois possíveis critérios na hora de harmonizar. Pela similaridade, você pode, por exemplo, escolher uma cerveja mais doce para acompanhar um chocolate com maior dulçor. “Com chocolate é mais fácil harmonizar por similaridade, que é sempre mais prática para o público comum.”, explica a sommelière.

E pelo contraste, a combinação é alterada, e também traz um bom resultado. Nesse caso, uma cerveja mais seca harmonizaria com um chocolate muito doce. Eaí? Gostou da ideia? Para facilitar na hora da harmonização, veja dicas de cervejas para acompanhar os três principais tipos de chocolate:

Chocolate branco

O chocolate branco é mais gorduroso, então pede algum elemento que corte essa gordura, como amargor ou o álcool da cerveja. Uma Wäls Dubbel, por exemplo, que tem teor alcóolico de 7,5%, já quebra a gordura do chocolate. Outra combinação interessante com chocolate branco é uma cerveja com notas torradas.

“Ter uma torra presente casa bem com o leite, e podemos fazer uma associação com café”, diz Laura. Nesse caso, ela indica a Bohemia escura, que têm presente as notas torradas e é um pouco mais encorpada.

Chocolate amargo e meio-amargo

No caso dos chocolates amargo ou meio-amargo, você pode optar por uma complementação. A Malizbier, cerveja doce, vai muito bem nessa hora. Além disso, ela é alcóolica o suficiente para quebrar a gordura do chocolate amargo (menor que a do branco, por exemplo).

“Ela é muito doce. Se você tomar a Malizbier com um chocolate muito doce, não funciona. Então no amargo ela cai muito bem”, explica Laura.

Chocolate ao leite

Para o chocolate ao leite, a sommelier Laura Aguiar sugere a Caracu, uma Stout. “Ela é bem mais leve que a Malzbier em termos de percepção de corpo sensorial, e a quebra de gordura aconteceria da mesma maneira”, afirma.

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]