Chef Australiano mistura cerveja nas receitas do café da manhã, almoço e janta pra você aprender


Não há nada de errado em consumir cerveja da hora em que você acorda até a hora de ir para a cama – isto é, se você cozinhar a bebida até o álcool evaporar. Fazer pratos com cerveja para o café da manhã, o almoço e o jantar foi o desafio que propusemos ao chef australiano Greigor Caisley, do Twelve – um restaurante/bar paulistano que dá tanta importância aos pratos bacanas quanto para a carta de cervejas especiais nacionais e importadas. Para começar o dia, Greg sugere uma rabanada meio bêbada; para o almoço, uma salada com molho de redução de cerveja e carbonnades flamandes, um cozido de carne tradicional da Bélgica; no jantar, uma sopa de queijo e até uma sobremesa que tem cerveja na receita. Todos os pratos dão para quatro pessoas.

CAFÉ DA MANHÃ


Rabanada na cerveja

Ingredientes: 4 fatias de brioche ou outro pão amanhecido, 1 copo de creme de leite fresco, 1 copo de leite, 4 ovos, 300 ml de cerveja, ½ xícara e 1 colher (sopa) de açúcar, chantilly a gosto.

Preparo: numa tigela, misture o creme, o leite, os ovos, a cerveja e ½ xícara de açúcar. Bata com o batedor de arame. Aqueça uma frigideira com 1 colher de açúcar, até derreter. Passe o pão na mistura líquida e toste na frigideira com açúcar até caramelizar os dois lados. Sirva com chantilly.

As cervejas

Para a calda da rabanada, prefira cervejas bastante alcoólicas e com amargor não muito intenso; bebidas maturadas em barril acrescentam aromas adocicados.

ALMOÇO


Carbonnades Flamandes

Ingredientes: 1 cebola picada, 100 g de cebolas miúdas sem casca, 2 dentes de alho picados, 1 cenoura picada, 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 700 g de músculo ou coxão duro em cubos, 2 colheres (sopa) de óleo, 1 garrafa pequena de cerveja (long neck), água ou caldo de frango (quanto baste), 1 ramo de tomilho, 1 folha de louro, 1 colher (chá) de farinha, 1 colher (sopa) de manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: refogue as cebolas e o alho em metade do óleo. Acrescente a cenoura e refogue um pouco mais. Numa panela separada, refogue a carne no óleo restante até dourar. Misture os dois refogados e tempere com o açúcar, sal e pimenta, cozinhando por mais 1 minuto. Acrescente o tomilho, o louro, a cerveja e água ou caldo o bastante para cobrir a carne. Cozinhe até ficar macio, por 2 a 3 horas (na panela de pressão, 40 minutos). Dissolva a farinha em manteiga derretida e misture ao cozido, deixando engrossar o caldo. Sirva com batata frita, purê de batata, ch utney de frutas ou purê de maçã.

As cervejas

Tradicionalmente, este cozido é feito com cervejas ale (de alta fermentação) escuras de origem belga.


Salada com molho de cerveja

Ingredientes para o molho (este molho pode ser usado em qualquer salada): 150 ml de cerveja, 2 colheres (sopa) de mel, 300 ml de azeite, 100 ml de vinagre, 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon, sal e pimenta-do-reino a gosto, 50 ml de água. Ingredientes para a salada: 1 pacote de folhas variadas, 2 peitos de frango cortados em tiras e fritos à milanesa, 1 bandeja de tomates sweet grape, 50 g de azeitonas pretas sem caroço, 200 g de palmito em conserva, 1 cenoura ralada.

Preparo: em fogo baixo, cozinhe a cerveja e o mel até reduzir a 1/3 do volume. Deixe esfriar e bata no liquidificador com os outros ingredientes do molho. Misture os ingredientes da salada e sirva com o molho.

As cervejas

Para fazer este prato, Greg sugere cervejas que tenham aromas de frutas bastante presentes – a Punk IPA, por exemplo, com notas de maracujá, ou cervejas de trigo.

JANTAR


Crème brûlée de cerveja

Ingredientes: 2 xícaras de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 cerveja pequena (long neck), 250 ml de creme de leite fresco, 250 ml de leite, 3 gotas de essência de baunilha, 1 pedaço pequeno de gengibre, 5 gemas, 3 colheres (sopa) de açúcar refinado (mais um pouco para gratinar).

Preparo: em fogo baixo, cozinhe o suco e o açúcar mascavo até obter um xarope. Junte a cerveja e deixe novamente reduzir a um xarope. Reserve. Em outro recipiente, ferva o creme e o leite com a baunilha e o gengibre. Retire do fogo e descarte o gengibre. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar refinado. Jogue um pouco da mistura de leite nos ovos e mexa. Jogue a mistura de ovos no leite e despeje tudo isso no xarope de cerveja, mexendo bem. Coe esse líquido e transfira para fôrmas refratárias. Asse em banho-maria em fogo baixo, até firmar o creme. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas, salpique açúcar e gratine com um maçarico (se não tiver, derreta açúcar e cubra o creme com caramelo).

As cervejas

Novamente, o chef recomenda cervejas com notas frutadas, como a laranja presente na Colorado Indica.


Sopa de queijo com cerveja

Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo, 1 cebola pequena picada, 2 dentes de alho, 3 batatas em cubos, 1 cerveja pequena (long neck), 200 ml de creme de leite fresco, 300 ml de água ou caldo de frango, 1 alho-poró picado, 200 g de queijo gruyère ralado, 2 pães tipo ciabatta pequenos abertos ao meio, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: refogue no óleo a cebola e o alho, até ficar translúcido. Junte o alho-poró e refogue até ficar macio. Adicione a batata e cozinhe por mais 1 minuto. Junte os líquidos e deixe no fogo até amaciar a batata. Bata a sopa com um mixer ou no liquidificador. Em fogo baixo, adicione aos poucos metade do queijo, tomando cuidado para não deixar ferver. À parte, leve os pães ao forno com o queijo restante para gratinar. Tempere a sopa com sal e pimenta e sirva com as torradas.

As cervejas

Para esta sopa, prefira bebidas claras (para não interferir na cor), com pouco amargor e algum corpo.

Fonte: Exame


Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]