Quando e como surgiu o primeiro chopp verde do mundo





A cerveja verde é a marca das comemorações do dia de São Patrício. Mais que isso, é um símbolo da cultura irlandesa, há mais de um século. Mas não foi lá, em meio aos vales e montanhas irlandeses - não é à toa que o país recebe o apelido de “terra verde” - que a bebida surgiu. 

Em 1914, era notícia que um clube social do Bronx, em NY, teria servido cerveja verde no jantar comemorativo do Saint Patrick’s Day. Foi Thomas Hayes Curtin, um médico irlandês chegado aos Estados Unidos ainda criança, quem experimentou deixar a cerveja dos convidados verde, assim como seus trajes. Curtin teve a ideia de despejar em seu copo um produto de cor azul, usado para clarear roupas. Quando misturado ao amarelo intenso, resultou na primeira cerveja verde! 

Às cervejas mais claras, de baixa fermentação - tipo lager - basta acrescentar corante de alimentos verde para ter o resultado esverdeado; já nas mais encorpadas, com mais lúpulo e maior teor de malte de cevada, o corante azul revela a tonalidade certa. Mas foi só anos 90 que a cerveja verde atrelada ao 17 de março ganhou popularidade dentro e fora da Irlanda. O governo irlandês aproveitou para atrair mais turistas neste mês, promovendo festas em pubs e festivais de cervejas, em que não falta a bebida colorida.

Fonte: Pontuale Comunicação

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]