10 livros para entender o universo cervejeiro




Escritores, pesquisadores e apreciadores da cerveja desbravam o mundo da bebida em livros sobre o assunto.

A cerveja pode ser ótima companhia para uma leitura. E se o livro for sobre a bebida, melhor ainda. Lendo, dá para conhecer melhor sobre a importância da bebida na vida das pessoas, é possível aprender a fazer cerveja e ter aulas sobre a história cervejeira no Brasil e no Mundo. Veja 10 títulos.

1 – A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garrett Oliver

Mestre cervejeiro renomado no mundo inteiro, o norte-americano Garrett Oliver é autor de um dos mais aclamados livros sobre a bebida. A Mesa do Mestre Cervejeiro, no entanto, não é apenas sobre cerveja. Nele, o autor desbrava o mundo dos diferentes estilos da bebida e como usá-la como acompanhamento em refeições, explorando a versatilidade da cerveja para criar harmonizações que ressaltem os sabores.

2 – Guia Ilustrado Zahar de Cerveja – Michael Jackson

Falecido em 2007, o britânico Michael Jackson foi uma das grandes autoridades da cerveja. Conhecido como beer hunter (caçador de cervejas), Jackson viajava o mundo em busca de novos pints e escreveu diversos livros sobre o assunto. Um dos mais conhecidos é o Guia Ilustrado Zahar, em que ele desbrava as principais escolas cervejeiras, as grandes nações produtoras e a história da bebida.

3 – Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado

Até o cervejólogo Ronaldo Morado escrever o Larousse da Cerveja, quase não existiam publicações nacionais sobre a bebida. Só por isso sua obra já seria importante o suficiente, mas o livro é um grande guia para quem quer conhecer mais sobre a bebida, sua história, processos e importância, seja no Brasil ou no mundo.

4 – A Revolução da Cerveja Artesanal – Steve Hindy

Um dos mais importantes cervejeiros dos Estados Unidos, Steve Hindy conta neste livro um pouco sobre a história da revolução da cerveja artesanal no país. É um relato importante para quem quer entender como a mudança na forma de se fazer e se consumir a bebida na América do Norte, que começou no final da década de 1970, influencia hoje todo o mundo cervejeiro.

5 – As 100 Melhores Cervejas Brasileiras – Mauricio Beltramelli

Não deve ter sido um trabalho fácil o do sommelier Mauricio Beltramelli parar escrever esse livro. Selecionar apenas 100 cervejas brasileiras para indicar é difícil, mas prazeroso. O autor usou como critério para sua seleção os ingredientes, sabor, cor, aroma e textura dos rótulos, entre outros quesitos.

6 – Tasting Beer – Randy Mosher

Tasting Beer foi escrito por Randy Mosher, um dos maiores especialistas em cerveja no mundo. Mosher é conhecido no Brasil, entre outras coisas, por ter criado os rótulos da Cervejaria Colorado. O livro foi criado para ser apoio para um curso que o autor ministraria, mas acabou se tornando um sucesso por seu conteúdo abrangente a respeito da bebida, processos, harmonização, degustação, entre outros tópicos.

7 – 1001 Cervejas para Beber antes de Morrer - Adrian Tierney-Jones

Escrito por 40 colaboradores, esse livro é um passeio pelo mundo das cervejas. Os autores apresentam 1001 cervejas em resenhas curtas com informações que vão do processo de produção à temperatura ideal para degustar. Além dos textos, a obra conta com mais de 800 imagens de garrafas, copos, rótulos e cervejarias.

8 – Vinhos versus Cervejas - Charles Bamforth

Este livro busca desmistificar algumas comparações feitas entre os vinhos e as cervejas. O autor apresenta as bebidas e mostra que a cerveja não só possui um processo de fabricação mais complexo e ingredientes mais nutritivos do que o vinho, quanto que ela pode ser uma boa companhia para momentos elegantes e bons jantares.

9 – Cerveja em Casa – Christina Perozzi e Haullie Beaune

Há também os livros que ensinam como fazer cerveja em casa. É o caso dessa obra divertida e descompromissada das sommelières e mestre cervejeiras Christina Perozzi e Haullie Beaune. Elas falam sobre receitas da bebida em diversos estilos, dicas de harmonizações e apresentam os erros comuns durante a produção, entre outras curiosidades, como o uso de madeira para dar um toque diferente à bebida.

10 – Cerveja & Filosofia – Steven D. Hales

Steven D. Hales é PhD em filosofia e organizou esse compêndio de textos de diversos pensadores da cerveja. Em suas páginas, o leitor encontrará textos de diversos autores diferentes sobre o que representa o ato de beber uma cerveja na vida das pessoas, com análise dos motivos que a cerveja é considerada a bebida mais democrática e um ícone agregador.

Fonte: Globo.com



Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]