Padeiros ingleses criam pães inspirados em seis cervejas, aprenda as receitas



Irmãos Henry e Tom Herbert criaram seis pães com
ingredientes da cerveja, em Londres

Receitas inéditas foram feitas a partir de Stella Artois, Budweiser, Leffe, Becks Vier, Hoegaarden e Corona.

Pão é unanimidade na mesa dos brasileiros. Cerveja é a bebida nacional. Que tal unir essas duas delícias?

Na Inglaterra, os irmãos Tom e Henry Herbert, conhecidos como “The Fabulous Baker Brothers”, embarcaram nessa missão. Durante um mês e meio, eles trabalharam desenvolvendo seis receitas de pães inéditas – cada uma inspirada em uma cerveja. “Quando nos convidaram para esse projeto, a gente demorou uns 40 segundos para aceitar”, brinca Henry. “Nós amamos cerveja e amamos pão, então este é o trabalho dos sonhos”. O resultado foi apresentado ao público na Beer Bakery, uma padaria temporária em Londres onde os clientes experimentaram as combinações perfeitas.

O público experimentou pães e viu detalhes de
como são feitas as receitas

As cervejas escolhidas estão entre as favoritas de todo bom cervejeiro: Stella Artois, Budweiser, Leffe, Becks Vier, Hoegaarden e Corona. Os irmãos aprenderam o processo de produção das bebidas e os ingredientes principais primeiro, para só então começarem a desenvolver suas receitas. Mas se engana quem pensa que eles apenas misturaram cerveja na massa. “A gente não queria fazer uma coisa preguiçosa e nem desperdiçar bebida: cerveja é para beber!” diz Henry, antes de explicar como combinaram ingredientes únicos de cada cerveja em fórmulas clássicas para criar receitas especiais. Uma delas, desenvolvida pelo bisavô da dupla, era segredo de família – até agora.

“Nós ficamos impressionados como algumas cervejas possuem ingredientes tão simples e naturais. Nós também não usamos muitos ingredientes nas nossas receitas, e essa simplicidade gerou resultados interessantes”, explica Tom.

As cervejas que inspiraram a criação de pães foram
Stella Artois, Budweiser, Leffe, Becks Vier, Hoegaarden e Corona

Cada cerveja um pão diferente

Desta forma, da Stella Artois foi criado o Spelt and Barley Pineapple Soda Bread, um pão mais encorpado, com trigo vermelho, cevada e uma pitada de abacaxi. A famosa Corona Extra deu origem ao Sea Salt and Lime Encrusted Cornbread, um pão de milho que tem aparência de um bolo e é até decorado com rodelas de limão. Becks Vier foi a inspiração para o Apple, Walnut, Barley & Malted Wheat Seeded Loaf, uma deliciosa combinação de maçã, nozes e diversas sementes.

A laranja da fórmula original da Hoegaarden pode facilmente ser notada no excelente Spiced Orange and Coriander All Butter Brioche. Da intensa Leffe nasceu o Blond Sourdough, um pão maior, bonito e assado em forno de pedra. Já a Budsweiser, mais leve e suave, foi escolhida para transformar uma receita de mais de 400 anos no Bud Tiger Bread, um pão feito com o mesmo arroz usado na cerveja e enfeitado com uma casca crocante tigrada.

O limão é usado na decoração de um pão de milho
inspirado na cerveja Corona Extra

E como ficam as combinações? Tom garante que o brioche de Hoegaarden é perfeito para hambúrguer, enquanto Henry diz que os brasileiros devem aprovar o pão da Corona com churrasco “pelo toque mexicano”.

Embora os pães não possam ser entregues no Brasil, as receitas criadas para a Beer Bakery estarão disponíveis no site da dupla nos próximos dias para quem quiser se arriscar (www.thebeerbakery.co.uk). Os irmãos, que já conhecem a criatividade brasileira na cozinha, se dizem ansiosos para ver os resultados. Estão dispostos até a tirar dúvidas via Twitter e Instagram. “Se eu ver uma foto de alguém no Brasil com um dos pães que a gente criou, meu trabalho estará completo”, empolga-se Henry.

“A gente costuma dizer que existem quatro ingredientes indispensáveis para um pão perfeito: farinha, água, tomilho e paixão”, afirma Tom. “Se vocês amam cerveja e pão como nós, vai dar tudo certo”.


Padaria temporária em Londres
As 6 receitas

1 - Spelt and Barley Pineapple Soda Bread

É um pão muito fácil e rápido de fazer. Foi adicionado abacaxi porque complementa perfeitamente o sabor da Stella Artois. Este pão é perfeito com queijo cheddar e cerveja gelada.

Ingredientes:

300gr de farinha de trigo vermelha integral
230gr de leite de manteiga (ou leitelho)
50g de abacaxi enlatado picado
50ml de suco de abacaxi
30gr de cevada maltada
Um pouco de Stella Artois
3 colheres pequenas de fermento
1 colher pequena de sal

Modo de preparo:

1 - Pré-aqueça o forno a 210 graus
2 – Coloque todos os ingredientes, menos o suco de abacaxi e a Stella Artois, numa vasilha e misture bem. Um mixer é o ideal para isso, mas pode ser feito à mão.
3 – Misture até que todos os ingredientes virem uma massa uniforme. Então coloque numa forma e espalhe um pouco de cevada maltada em cima.
4 – Coloque no forno e asse por 35 minutos.
5 – Enquanto o pão estiver assando, reduza o suco de abacaxi e a Stella Artois numa panela até atingir uma consistência mais grossa.
6 – Remova o pão já assado do forno e “pinte” com o suco de abacaxi enquanto o pão ainda estiver quente.

2 - Blond Sourdough

Sourdough é um pão bonito e versátil, perfeito para fazer sanduíches ou servir com queijo. Os irmãos usaram como base uma receita de 60 anos de família que ainda é usada todos os dias na padaria deles. Você pode fazer a sua própria combinando farinha de centeio orgânica e a mesma quantidade de água num pote de vidro e deixar descansando por alguns dias. Depois de uns dois dias, sua base deve começar a borbulhar. Neste ponto você adiciona mais farinha e água e deixa de novo por mais alguns dias Quando a base começar a crescer de novo, está pronta para o uso. Você pode manter essa base na geladeira por um bom tempo, desde que continue “alimentando-a” com os passos acima. Esta receita cai muito bem com um copo de Leffe Blond gelada e petiscos de queijos e carnes.

Ingredientes:

300gr de farinha branca para pão
5gr de cevada maltada
2 colheres pequenas de sal
75gr de base de farinha
260ml de água

Modo de preparo:

1 – Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture até obter uma massa uniforme – não trabalhe muito a massa, é melhor que os ingredientes se mantenham frios. Mais ou menos 12 graus é o ideal.
2 – Depois de misturados, deixe em temperatura ambiente por 12 horas para fermentar.
3 – Depois de 12 horas, retire a massa e molde em formato de pão já antes de colocá-la no centro de uma forma grande.
4 – Deixe descansar em um lugar aquecido por 2-4 horas, até que crescer.
5 – Pré-aqueça o forno em 230 graus antes de colocar o pão para assar. Respingar água na bandeja do forno forma um vapor que ajuda a criar uma casca crocante no seu pão.
6 – Asse por 25 minutos, então retire o pão do forno e coloque em uma superfície fria. Aproveite!

3 - Apple, Walnut, Barley & Malted Wheat Seeded Loaf

Este é um delicioso pão de malte. Para absorver bem todos os ingredientes, a massa precisa ser bem forte, então os irmãos deixaram descansar por 24 horas. A maçã, as nozes e as sementes complementam perfeitamente o sabor da Beck’s Vier, e este pão vai muito bem com queijos.

Ingredientes:

130gr de farinha branca para pão
30gr de farinha de trigo maltada
130ml de água aquecida
50gr de base para pão (ver receita do Blond Sourdough para referência)
30gr de maçã seca
15gr de cevada maltada
5gr de flocos de aveia
5gr de semente de girassol
5gr de semente de milheto (ou painço)
5gr de semente de papoula
5gr de sal
5gr de fermento fresco ou metade desta medida para fermento seco dissolvido em água
30gr de nozes

Modo de preparo:

1 – Misture todos os ingredientes, exceto as nozes e a cevada maltada, até formar uma massa.
2 – Amasse bem e adicione as nozes no final. Deixe descansar por 1 hora.
3 – Bata um pouco mais a massa antes de moldá-la em formato de pão caseiro. Role-a sob a cevada maltada moída grossa (isso pode ser feito com pilão e socador, por exemplo).
4 – Deixe crescer por 1 hora de cabeça para baixo em um cesto.
5 – Pré-aqueça o forno a 220 graus.
6 – Gentilmente coloque a massa no forno e faça um corte profundo na lateral com uma faca afiada. Isto vai garantir um belo formato quando assado.
7 – Respingue um pouco de água na bandeja do forno para formar um vapor que ajuda a criar uma bela casca crocante no seu pão.
8 – Asse por 25 minutos.

4 - Sea Salt and Lime Encrusted Cornbread

Cornbread tem história, tendo sido inventado por nativos Americanos há milhares de anos. Ele é muito rápido e fácil de fazer porque usa fermento em pó ao invés de levedura (o que exige tempo para crescer). Esse pão de milho tem a adição maravilhosa de limão fresco e flocos de sal, e vai perfeitamente com uma Corona gelada.

Ingredientes:

120gr de farinha de milho
25gr de fubá para polvilhar
75gr de farinha de trigo
3 colheres pequenas de fermento em pó
1 colher pequena de sal
40gr de açúcar
100gr de manteiga
75gr de milho doce
130gr de leitelho
75gr de ovos
1 limão cortado em fatias finas
Uma pitada grande de sal em flocos

Modo de preparo:

1 – Pré-aqueça o forno em 200 graus.
2 – Pese todos os seus ingredientes secos e misture em uma tigela.
3 – Derreta a manteiga em uma panela e, quando estiver líquida, adicionar aos ingredientes secos, juntamente com o milho. Misture bem, durante pelo menos 1 minuto.
4 – Uma vez misturados, chuvisque o leitelho e os ovos, e raspe a bordas da bacia antes de bater com um mixer (ou betedeira) durante 5 minutos em velocidade média.
5 – Prepare a forma com papel manteiga e polvilhe o milho na parte inferior - o que irá garantir ao seu pão tem uma bela casquinha crocante.
6 – Coloque a massa na forma e cubra com o limão em fatias finas.
7 – Leve ao forno por 5 minutos e, em seguida, adicione os flocos de sal no topo do pão.
8 – Asse por mais 15 minutos antes de remover e deixar esfriar.

5 - Spiced Orange and Coriander All Butter Brioche

Brioche é um pão tradicional francês feito de massa de pão amanteigada. Esse luxuoso pão feito a partir dessa receita é deliciosos por conta própria ou servido com um hambúrguer de carne de porco suculento e molho picante. Vai perfeitamente com uma garrafa de Hoegaarden.

Ingredientes:

280gr de farinha branca para pão
2 ovos batidos (deixe de lado para “pintar” os pães antes de assar)
60gr de açúcar
60ml de leite
60gr de manteiga sem sal
20gr de fermento fresco (ou 10gr de fermento seco dissolvido no leite)
Raspas de uma laranja grande
10gr de coentro fresco picado
2 colheres pequenas de sal
Uma pitada de noz-moscada e cravo em pó

Modo de preparo:

1 – Misture a farinha, ovo, açúcar, fermento e leite para formar a massa do pão.
2 – Quando a massa estiver com uma boa consistência, misture a manteiga (que deve estar em temperatura ambiente).
3 – Depois de misturar a manteiga, adicione as raspas de laranja e o coentro picado até que sejam misturados uniformemente na sua massa.
4 – Cubra a massa e coloque na geladeira por 24 horas para fortalecer e desenvolver o sabor
5 – Divida sua massa em 6 bolas do mesmo tamanho, molde-as e coloque em uma pequena bandeja forrada com papel manteiga.
6 – Cubra e deixe crescer por 4-6 horas a uma temperatura ambiente até que elas dobrem de tamanho.
7 – Pré-aqueça o forno a 210 graus.
8 – Depois de crescido, “pinte” as massas com o ovo batido. Isso vai dar o brilho.
9 – Leve ao forno por 30 minutos até que os pães estejam dourados.

6 - Bud Tiger Bread

Parece mais como um pão tradicional, mas possui menos levedura que os outros. Por causa da pouca quantidade de fermento, a massa precisa descansar por uma noite. A casca com aparência tigrada, que dá o toque especial, é feita com uma pasta de farinha de arroz que é “pintada” no pão antes de assar. Os irmãos usaram Budweiser nessa receita, o que ajuda a criar um pão bonito e interessante. Ele é ótimo para torrar e também para fazer sanduíches de carnes e pickles. É uma delícia acompanhado por uma Budweiser.

Ingredientes:

285g de farinha branca para pão
130ml de água
2 colheres pequenas de sal
1 colher pequena de óleo vegetal
¼ de colher pequena de fermento fresco (ou meio que se você estiver usando levedura seca, e dissolver primeiro na água).

Para a pasta de arroz que cria a casca tigrada:

10gr de farinha de arroz
7ml (um toque de) Budweiser
Pequena pitada de açúcar
Pitada de azeite
1gr de fermento (ou meio que se for de levedura seca)
Sal

Modo de preparo:

1 - Misture todos os ingredientes em uma tigela até formar uma massa.
2 - Amasse até a massa ficar lisa e firme.
3 - Cubra e deixe de repouso por 8 horas.
4 - Depois que a massa estiver descansado, bata de novo e molde o pão.
5 - Deixar em um lugar quente por 2 horas.
6 - Enquanto a massa descansa novamente, misture todos os ingredientes na pasta de arroz que vai ser colocada por cima.
7 - Pré-aqueça o forno a 220 graus.
8 - Pinte cuidadosamente sua pasta sobre sua massa, tomando cuidado para não modificar o formato do pão.
9. Adicione salpicos de água em uma forma na parte de baixo do seu forno (colocada abaixo do pão) para criar o vapor que vai ajudar a desenvolver uma bela crosta tigrada.
10. Asse o pão por 25 minutos ou até ficar dourado.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]