Não peça estupidamente gelada! Veja 5 dicas para melhor tomar uma cerveja



Foto: Empório da Cerveja

Regras podem parecer chatas, mas coisas simples ajudam a deixar a bebida mais gostosa. Sabe aquela bela caneca congelada, branquinha, recém tirada do freezer que o garçom usa para servir o seu chope? E a cerveja 0ºC? Pois é, é uma boa evitá-las. Esses são alguns dos erros que cometemos na hora de beber uma cerva. Regras para apreciar uma gelada parecem chatas, mas elas podem ajudar a deixá-la mais gostosa. E nem é preciso ser muito metódico para segui-las. Conversamos com o beer sommelier e professor José Honorato, que além de tudo é um apaixonado pelo assunto. Ele deu dicas para melhorar a experiência cervejeira.

Estupidamente gelada?

Com a calor que faz no Brasil, um país tropical, é comum pedirmos a cerveja estupidamente gelada, mas segundo José Honorato, isso atrapalha a degustação. “Ao consumir a bebida gelada em excesso, ou seja entre 0ºC e -1ºC, anestesiamos nossas papilas gustativas responsáveis pelo sentido dos sabores”, explica. Isso não significa que se deva tomar quente. “Uma temperatura entre 2ºC e 5ºC podemos sentir o sabor e ainda assim ter no copo uma bebida gelada”, completa.

Diga não ao copo congelado:

Se alguém lhe oferecer um copo saído do congelador, é melhor recusar. Eles até são bonitos pra foto nas redes sociais, mas também podem deixar a cerveja aguada. “Nele encontramos partículas de gelo. E em contato com o líquido, esse gelo se transforma em água. E ninguém gosta de água na cerveja”, diz o especialista.

Com colarinho, por favor:

O beer sommelier lembra que é comum escutarmos frases como “Garçom, por favor sem colarinho”, mas ressalta a importância dele para a cerveja. “Colarinho é muito bem-vindo, se não fundamental, pois ele mantém o gás, protegendo a cerveja do contato com o oxigênio e ajuda a preservar a temperatura da sua bebida”.

Lave bem o copo:

Sabe quando a cerveja é servida normalmente e mesmo assim não forma espuma? Muitas vezes o problema disso é o copo sujo. Segundo Honorato, o copo mal lavado é o maior vilão da falta de colarinho, e ainda pode conter rastros de gordura. “O copo deve estar limpo, lavado exclusivamente com detergente neutro e enxaguado com água corrente, pois desta forma não deixa aromas”, diz.

Use um copo... ou lave a latinha:

Usar um copo é sempre preferível para degustar a bebida. “Os copos fazem com que você perceba melhor os aromas e, dependendo do formato, segura o aroma por mais tempo”, ressalta Honorato. Mas vai que você está naquele churrasco com os amigos, na piscina ou na beira da praia, e esqueceu deles. Ok, pode beber direto da latinha ou da boca da garrafa, mas lembre-se de lavá-la antes. Depósitos de bebidas podem não ser os lugares mais limpos do mundo, animais e insetos podem trafegar por eles, e assim contaminar o recipiente. Portanto, lave as latas e as garrafas antes de colocar a boca nelas.

Fonte: Globo.com


Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]