Trigo: Banana, Cravo, Laranja e Coentro? Confira a comparação entre Weiss e Witbier


                                                          
(Foto ilustrativa de Weissbier e Witbier)

Olá, meu povo! Em nosso último encontro, comentei que traria para vocês uma série sobre os diferentes estilos de cerveja (clique aqui e relembre). Pois bem, vamos começar! Hoje as comparações são entre Weissbier e Witbier. As famosas e deliciosas cervejas de trigo Alemã e Belga, respectivamente.

Vocês certamente já ouviram antes que a cerveja é o chamado "pão líquido". O que não poderia ser mais adequado no caso das cervejas que levam trigo na composição. As produções de pão e de cerveja têm bastante similaridade química, pois ambos os processos ocorrem por causa da fermentação. Isso acontece porque alguns tipos de fungos (conhecido pelos cervejeiros como leveduras) transformam o açúcar em álcool e gás carbônico pela ação da levedura durante a fermentação.

Quer dizer então que o pão que como todo dia no café da manhã tem álcool??? Não, pessoal, não é isso! O álcool produzido na fermentação do pão é totalmente evaporado pela alta temperatura do forno.

Mas vamos ao que interessa? A Weissbier (cerveja branca) pode ser chamada também de Weizenbier (cerveja de trigo), Naturtrüb, Hefeweizen ou simplesmente pelo seu apelido: Weiss. É a cerveja de trigo alemã, extremamente refrescante, em tons claros de amarelo, turva, com alta carbonatação e final seco. No aroma, vem principalmente o frutado (banana) de moderado a forte e o fenólico, geralmente de cravo ou noz moscada. O sabor acompanha o aroma, sendo bastante equilibradas, na maioria dos exemplares, as notas de banana e cravo. De corpo médio-baixo e amargor mínimo, a levedura em suspensão que fica no fundo da garrafa e que na hora do serviço deve ser misturada pode aumentar a percepção de corpo nessas cervejas, chegando a ficar de médio a alto.

(Exemplar de Weissbier)

Ah! Apesar da maioria das cervejas alemãs serem de baixa fermentação (Lager), a Weiss é uma cerveja tipo ALE, ou seja, de alta fermentação. E algumas pessoas sempre perguntam se tem banana na cerveja. NÃO, não tem! O aroma e sabor são subprodutos da fermentação e não da adição de frutas.

Já a Witbier é a cerveja de trigo belga, também conhecida como Bière Blanche. É fabricada com uma porcentagem de trigo não maltado e condimentada com casca de laranja e semente de coentro. Essas cervejas são bem claras, descritas como amarelo palha muito pálido. No aroma sente-se tanto a casca de laranja (geralmente mais evidente) quanto o coentro (na maioria das vezes uma complexa nota herbal, picante ou apimentada ao fundo). O sabor condiz com o aroma descrito, porém pode aparecer também notas de mel e/ou baunilha.
                                                     
(Exemplar de Witbier)

De alta carbonatação e com seus sabores cítricos, elas são ainda mais refrescantes que as cervejas de trigo alemãs. O amargor do lúpulo é de baixo a médio-baixo; e o amargor da casca de laranja não deve aparecer. Essas características cítricas, diferente da Weissbier, ocorrem da adição de especiarias e não como subproduto da levedura. Ah... a Witbier também é uma cerveja do tipo ALE, de alta fermentação.

Em resumo, podemos dizer que a Weissbier lembra banana e cravo e a Witbier lembra casca de laranja e coentro. São cervejas leves e ótimas opções de entrada para os iniciantes desse vasto mundo das cervejas artesanais.

Por hoje vou ficando por aqui, galera! Semana que vem volto com mais novidades. Depois me contem qual das duas cervejas vocês preferem! Aguardo comentários aqui embaixo! E, antes que me perguntem, já respondo! Gosto de ambas, mas uma boa Bière Blanche tem um lugar reservado no meu coração.

Beijos e Boas Cervejas!

Débora Matos
Sommelière de Cervejas; Especialista em Análise Sensorial e Off-Flavours; 
Certificada pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale (ASI – França)
Consultora Especialista do Programa 'Dicas da Saidera' na TV Aratu Online


2 comentários :

  1. Obrigado por mais essa elucidativa matéria, agora já sei que gosto mais de Wit ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal Henrique saber que vc gostou e que te ajudou a saber qual estilo vc gosta mais.
      continue acompanhando nossas colunas aqui. obrigada!

      Excluir

Instablog

[Instablog][bleft]