Cervejaria Tio Chico: dos amigos para o Mundo



A Tio Chico Bier começou sua história em quatro momentos especiais. O primeiro momento era quando Marcelo Vasconcelos, editor aqui do Portal da Cerveja, produzia suas próprias cervejas (ano de 2013) e levava para que eu e uns amigos experimentássemos nos churrascos que a gente fazia em meu condomínio. Marcelo sempre foi muito em ensinar e passava o churrasco inteiro falando o que era a cerveja artesanal e como ele as fazia. 

Nessa época comecei a pensar: “Por que eu também não faço a minha? ”. Então, Marcelo e nosso amigo Franzé tiveram a ideia de comprar kits de produção de Cerveja Caseira, para que a gente aprendesse a fazer a nossa própria cerveja em casa e Marcelo se propôs a nos ensinar.

Enquanto isso, a curiosidade de aprender a fazer cerveja com meus colegas de trabalho foi aumentando. E graças a essa turma que encontramos o nome do que seria a nossa futura cervejaria, por meio do meu apelido no trabalho “Tio Chico”.

Compramos os kits, mas demoramos de conseguir marcar com Marcelo e antes disso rolou o segundo momento especial: uma reunião lá em casa com os mestres Eduardo Alex, Glauber e Guilherme. Esses me ensinaram na prática a alquimia da cerveja e começou a paixão.

Num terceiro momento, os vizinhos do condomínio (cheios de empolgação!), resolveram se juntar para fazer cerveja também e aí sim, conseguimos contar com a ajuda de Marcelo, que me ajudou a fazer a segunda brassagem da minha vida. Para essa cerveja feita com os vizinhos demos o nome de Pêcerveja, uma brincadeira oriunda das cervejas que Marcelo produzia (as que davam errado ele chamava de Percevejo Bier), a gente acreditava que a nossa iria sair bem errada e numa brincadeira com Claudio, Franzé e Marquinhos, batizamos de PêCerveja. Mas estávamos enganados, a Pêcerveja foi um sucesso! Mesmo com esse nome... e comecei a minha produção.

Enquanto fazia sozinho várias brassagens, alguns lotes de cerveja depois e tantas alquimias vividas, percebi que os amigos foram gostando da minha cerveja. Assim surgiu a ideia de fazer em grande quantidade, pelo prazer de ver as pessoas apreciarem a cerveja artesanal. E foi quando Marcelo, no quarto momento especial da ‘Tio Chico’, entra novamente no cenário e nos convidou para participar do Festival Dom Bier de Cerveja Artesanal. Participamos e a Tio Chico Bier foi o maior sucesso! Isso nos deixou muito orgulhosos e com vontade de fazer muito mais pelo seu prazer de beber cerveja.

Me chamo Roberto Anastácio Júnior. Achou nossa história longa? Ela está só começando... Acompanhe a Tio Chico e todo o seu conteúdo em nosso espaço exclusivo aqui mesmo no Portal da Cerveja, clicando aqui. Nos acompanhe também no Instagram @tiochicobier, para compartilhar essa paixão e saber das nossas andanças, esperamos por você!

TIO CHICO BIER


-------

Portal da Cerveja
Beba, Curta e Siga - @portaldacervejaoficial
www.portaldacerveja.com
Notícias e Informações, Rádio e Internet!
O Melhor Veículo de Comunicação Cervejeira da Bahia

2 comentários :

  1. Longa não, achei a história linda, gostei muito de saber um pouco mais sobre o começo dessa breja que gosto tanto.

    ResponderExcluir

Instablog

[Instablog][bleft]