Bagaço de malte pode ser ingrediente na cozinha

Resto da cevada usada na produção de cerveja pode virar bolos, biscoitos e salgados.




Quem faz cerveja em casa sempre tem uma dúvida ao fim da brasagem: o que fazer com os quilos de bagaço de malte que sobram na panela? Pouca gente sabe, mas ele pode virar deliciosas receitas que vão do tradicional pão até panquecas fit, bolinhos e cookies.

A cevada perde muitos elementos ao ser cozida para virar mosto, já que o objetivo do processo é justamente transformar o amido em açúcares e extraí-los –, mas permanece com outros compostos. “Tem muita fibra, porque é casca de cevada malteada. Tem também muita água, um pouco de proteínas e um pouco de carboidratos”, comenta a chef paulista Sabrina Galli, que trabalha com o ingrediente em diversas receitas.

Antes de preparar qualquer receita, é preciso pensar como será usado o bagaço. Ele pode ser utilizado como sai da panela (ainda úmido, após ser espremido em uma peneira para retirar o excesso de água), pode ser seco e transformado em farinha ou ainda ser usado em forma de pó (que é a farinha batida no liquidificador).

Atenção ao guardar!

Sabrina alerta que o uso do bagaço ainda úmido é mais complicado e rende menos, pois pede mais farinha na receita, cerca de 50%. Além disso, ele pode ser guardado com segurança por três dias na geladeira, mas pode ser congelado.

Já quando se transforma em farinha ou pó ele poderá ser mais versátil e fácil de usar, além de render mais, pede o uso de menos farinha. Nessa forma, o bagaço durará mais tempo e não ocupará espaço na geladeira. “Pra fazer a farinha é só colocar no forno, em temperatura baixinha”, explica.

Receitas diversas

O pão é a receita mais comum, mas há várias opções, inclusive receitas salgadas, como bolinhos, kibes, hambúrgueres ou almondegas. “Em vez de usar farinha de rosca, coloca farinha de malte, que dá liga e sabor, fica divino”.

Confira algumas receitas:

WAFFLE DE MALTE E MAÇÃ
2 ovos
3⁄4 xícara leite
1⁄4 xícara óleo
1/4 xícara bagaço de malte
1/2 uni maçã vermelha com casca
2 colher (chá) açúcar
1⁄2 colher (café) sal
1 xícara farinha de trigo
2 colher (sopa) fubá
2 colher (chá) fermento químico

Preparo: Misturar a farinha, o fubá e o fermento, e reservar.
Colocar em um copo de liquidificador: ovos, leite, óleo, bagaço de malte, maçã, açúcar e sal. Bater até obter uma pasta lisa. Transferir essa massa para uma tigela, e incorporar os secos reservados, misturando apenas até obter uma massa homogênea.
Colocar a massa aos poucos na máquina de waffle (ou diretamente em frigideira antiaderente), fechar a máquina e cozinhar os waffles. Servi-los ainda quentes com mel ou geleia de maçã.

ALMÔNDEGAS COM BAGAÇO DE MALTE
300g carne bovina moída
200g pernil suíno moído
100g linguiça de pernil esmigalhada (se estiver muito grosseira, picar mais com a faca)
1/3 xícara bagaço de malte
1 ovo grande
3 dentes de alho bem picados
1/4 xícara salsa picada
1/4 xícara cebola bem picada
1/4 xícara queijo parmesão ralado finamente
sal e pimenta-do-reino

Preparo: Em um mini processador, bater o ovo com o bagaço de malte até ficar homogêneo.
Colocar em uma tigela e misturar todos os outros ingredientes. Caso necessário, acertar a consistência da almôndega com farinha de bagaço de malte (ou farinha de rosca).
Modelar as almôndegas com as mãos e grelhar em frigideira antiaderente com um fio de azeite, mexendo para ficarem bem douradas. Servi-las assim, ou cobertas com molho de tomate fresco.

BROWNIE DE CHOCOLATE COM BAGAÇO DE MALTE E CERVEJA
1 xícara chocolate meio amargo bem picado
2/3 xícara manteiga sem sal
1 colher (chá) essência de baunilha
1/2 xícara bagaço de malte*
½ xícara cerveja*
2 ovos
1 ¼ xícara açúcar
2/3 xícara farinha de trigo
1 colher (café) sal
3 colher (sopa) cacau em pó
1/3 xícara chocolate meio amargo picado grosseiramente
* Schwarzbier, Dunkel, Stout, Porter

Preparo: Derreter 1 xícara de chocolate meio amargo bem picado com a manteiga em banho-maria, depois juntar a baunilha, a cerveja e o bagaço de malte. Reservar.
Bater os ovos em batedeira até ficarem bem fofos e volumosos. Adicionar o açúcar aos poucos, sem parar de bater, para merengar. Reservar.
Separadamente, misturar a farinha, sal e cacau em pó. Reservar.
Juntar a mistura de chocolate derretido aos ovos batidos, e depois incorporar os secos.
Misturar o chocolate picado grosseiramente, e colocar em assadeira untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó. Assar a 180C por aprox. 40 min, ou até a superfície estar seca, mas o centro ainda úmido. Resfriar por 1 hora antes de desenformar.

Fonte: G1
Foto: Reprodução G1

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]