Melhoria na cobrança de impostos para Microcervejarias está próxima




Em votação no senado, projeto que trata do Supersimples Nacional já foi aprovado. O Simples, ou Supersimples, é um sistema que reúne impostos federais, estaduais, municipais, trabalhistas e previdenciários em uma só alíquota, simplificada, para empresas que faturam até R$3,6 milhões por ano. Esse sistema ainda não contempla as microcervejarias, mas isso está mais perto de mudar.
Após passar por uma comissão especial e pela Câmara dos Deputados, o projeto que altera a lei geral do Simples foi votado ontem no senado, e foi aprovada a inclusão de microprodutores de vinhos, cervejas e licores no Simples Nacional.
Segundo Rodrigo Silveira, Coordenador Geral e membro do Conselho Administrativo da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), agora o projeto volta para a Câmara dos Deputados devido a uma alteração no texto, e após isso vai para sanção presidencial.
Com relação aos próximos prazos, a Abracerva ainda aguarda uma posição do governo.
Sobre as próximas ações da Abracerva, Rodrigo conta: “Primeiro vamos fazer contato com todos os políticos que ajudaram nessa votação e tentar marcar encontros com senadores que tentaram colocar emendas contrárias ao nosso setor. É importante entendermos o porquê da objeção e tentar mostrar nosso lado, nossas dificuldades, trabalhar em algo ainda maior.”
Para a Abracerva, o maior ganho disso é apresentar o mundo cervejeiro artesanal à cena política, que desconhecia e não compreendia as demandas desse setor. “Importante frisar que o Simples, ao contrário do que se imagina, não resolve todos os nossos problemas, não derrubará os preços das cervejas, mas com certeza será o ponta pé inicial para que os empreendedores que estejam começando consigam tocar seus negócios com dignidade”, afirma.
Caso aprovado pela presidência, ainda não é possível saber se o projeto vai passar a valer em 2017 ou 2018, e isso entraria em pauta na Câmera dos Deputados. “Por isso nosso trabalho é contínuo”, finaliza Rodrigo.

Fonte: Revista da Cerveja

Nenhum comentário :

Instablog

[Instablog][bleft]