Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

10 Razões para fazer cerveja - Por Marcus Lutz




Olá pessoal! Nos últimos dias voltei a fazer cerveja em volumes pequenos usando o kit 10 litros, e lembrei o quanto é divertido. Então decidi escrever e compartilhar algumas das principais razões que me fazem feliz em fazer cerveja:

1. FAÇA PARTE DE UMA TRADIÇÃO

Você sabia que a fabricação de cerveja é uma tradição de 6.000 anos de idade? Começou como uma parte importante da vida diária na comunidade e em casa. Foi assim até pouco mais de um século atrás. Felizmente o mundo esta resgatando esta tradição e os lares e comunidades estão voltando a ter suas cervejas fabricadas de forma artesanal e em pequena escala.

2. VOCÊ FARÁ NOVOS AMIGOS

Não há dúvidas, convidar os amigos para beber a sua cerveja é algo que vai impressioná-los. Uma vez que você começa a fazer cerveja, você descobrirá que há uma comunidade grande e acolhedora por aí, cheia de pessoas que vão adorar conversar com você sobre seu novo hobbie. Os cervejeiros são gente boa, e sempre tem muito prazer em conversar sobre receitas e técnicas. As cervejas feitas por você podem ser também um maravilhoso presente especial.

3. VOCÊ VAI SE DIVERTIR

Preparar sua própria cerveja em casa é divertido. É fácil começar, é simples de fazer e é uma das melhores maneiras de passar uma tarde relaxante e sem compromissos. É uma ótima maneira de relaxar e conseguir um tempo a sós, mas fazer cerveja com um parceiro no “crime” também é divertido. Nada como uma brasagem acompanhada de amigos, churrasco e boas cervejas!!!

4. VOCÊ PODE EXPERIMENTAR MAIS SABORES

Preparar a sua própria cerveja proporciona liberdade de adicionar qualquer sabor que escolher. Se você gosta de cervejas lupuladas, experimente adicionar diferentes quantidades e tipos de lúpulo. Existem dezenas de variedades e algumas raras, que não são comuns em cervejas produzidas comercialmente. Além disso você pode usar ervas e frutas em uma infinidade de combinações. Você vai perceber que, tradicionalmente, existem muitos estilos diferentes de cerveja de vários lugares do mundo. Isso significa que você pode fazer e beber sua cerveja favorita, mesmo que não esteja disponível comercialmente onde você mora.

5. POUPE DINHEIRO

Fabricar a própria cerveja sai muito mais barato do que compra-las prontas. Este é um hobbie que pode trazer economia e até mesmo virar um negócio. A grande maioria das micro cervejarias no Brasil surgiram de um cervejeiro na panela.

6. VOCÊ VAI SE SENTIR UM CIENTISTA

Rodeado por baldes, tubos e termômetros você vai se sentir como um cientista louco quando estiver fazendo cerveja. Mesmo que a química nunca tenha sido seu forte, esta é uma experiência tranquila de executar. Se você é curioso e gosta de se aprofundar nos assuntos, se prepare, o aprendizado no mundo da cerveja não acaba nunca. É um caminho divertido e agradável de se adquirir conhecimentos de história, química, biologia, física e matemática.

7. VOCÊ VAI SE TORNAR UM ESPECIALISTA NO ASSUNTO

Experimentando diferentes receitas, e até mesmo descobrindo o que deu errado nos lotes que não ficaram tão bons, vai proporcionar a você uma nova visão sobre cerveja. Você aprenderá como diferentes ingredientes são utilizados e se combinam para produzir os diferentes sabores da cerveja. Você também entenderá melhor os diferentes estilos de cerveja e o que as tornam únicas. Se prepare para se tornar um especialista entre amigos, familiares e colegas de trabalho, todos vão querer aprender com você. 

8. É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE

A fabricação de cerveja é um processo muito simples, especialmente se você começar comprando um kit de equipamentos. A partir de um kit planejado, todo o processo fica mais simples, mais infalível e faz com que possa se concentrar mais nas suas receitas. E não se preocupe, mesmo se a cerveja que você fizer não ficar tão boa, ainda será muito melhor do que a maioria das cervejas comerciais.

9. A CERVEJA CASEIRA É SAUDÁVEL

A cerveja, quando consumida de forma moderada e consciente, faz bem para a saúde. Isso já foi comprovado cientificamente por diversos estudos. É muito mais saudável do que as industrializadas. Ao degustar uma cerveja feita por você, vai ingerir leveduras vivas, vitaminas, minerais, antioxidantes e evitar a ingestão de produtos industrializados super processados cheios de conservantes. A cerveja artesanal possui ingredientes frescos e de alta qualidade. Você terá a oportunidade de beber as cervejas mais frescas que já bebeu na sua vida.

10. É UM HOBBIE FANTÁSTICO E VICIANTE

Uma vez que você entrar no mundo da fabricação de cerveja, se prepare, não há volta. Você vai olhar de forma diferente para as cervejas. Este é um hobbie que fará bem a você, pois traz união, conhecimento, saúde e alegria.

Este é um hobbie que esta crescendo muito no Brasil e no mundo. Sem dúvidas uma tendência sem volta. Espero que tenham gostado do texto, escrevendo ele deu até vontade de fazer outra cerveja. Vamos nessa!! 

Prost!!

Marcus Lutz
Proprietário da Bahia Malte - Loja de insumos, equipamentos cervejeiros e distribuidora
Colunista Portal da Cerveja

A opinião dos colunistas deste site não condiz necessariamente com a opinião do portaldacerveja.com. Marcus Lutz tem liberdade para explanar seus pensamentos, sem nenhum tipo de filtro ou censura, de forma sólida e autêntica. Sendo assim, o texto é de inteira responsabilidade do seu autor.

-------

Portal da Cerveja
Beba, Curta e Siga - @portaldacervejaoficial
www.portaldacerveja.com
Notícias e Informações, o que acontece no mundo do malte!
O Melhor Veículo de Comunicação Cervejeira da Bahia

Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]