Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

WHISKY ou CERVEJA? Essa é a Tennent´s maturada em barris de Whisky




Minha frase preferida: "O universo da cerveja é de fato um universo", não canso de ficar admirado com tantos caminhos que a cerveja nos propõe. Esse aí é mais um, sensacional inclusive. 

A Cerveja Tennent's é escocesa, maturada em barris de carvalho utilizados na produção de whisky. A Escócia é um país referência dessa bebida e a cerveja é produzida a partir de uma receita que inclui 3 tipos de maltes escoceses cultivados localmente e da utilização da água do lago Katrine. Já havia provado ela anteriormente, mas semana passada resolvi degustar novamente e registrar o que eu senti.

Primeiro cuidei de harmonizar e optei por seguir as sugestões de harmonização da própria escola do whisky, acabei não seguindo as indicações do fabricante que sugere carne vermelhas e queijos. Como mais da metade do sabor do whisky é contribuição direta do sabor do barril, sempre que você quiser harmonizar o whisky com algo, o ideal é descobrir o tipo de madeira do barril utilizado, para daí imaginar que sabor ele vai te entregar e buscar a opção mais harmônica.

A Tennent's é maturada em barris de carvalho, então ela leva muita informação do whisky e da madeira. Como não sou nenhum especialista em whisky, busquei a opção de harmonização que cai bem com quase todas as variações de madeira e tipos desse destilado, frutos do mar. 

Preparei um camarãozinho ao alho e óleo, já a batata frita foi por minha conta por que sou fã, rsrsrsrs... e parti pra cerveja. 

Tennent's traz em seu aroma muita presença do carvalho, do álcool e do whisky que maturou anteriormente em seu barril, o Speyside Single Malt Whisky, o engraçado é que o ABV não é tão alto assim, 6%. A formação de sua espuma é boa e tem persistência média. Já no sabor, lembramos que estamos bebendo uma cerveja, os maltes se fazem presentes em um completo casamento com o carvalho, mas depois vem o retrogosto e te transporta de novo para o whisky e pra madeira. Um carrossel genial, mas sem presença marcante de lúpulos nem no aroma, nem no sabor, nem no retrogosto. E olha que eles usam 4 tipos - O Zeus, o Summit, o Tettnang e o Aurora. Não diria que isso é um ponto ruim, não dá para ter tudo em todas as propostas e me parece que essa proposta já está completa dessa maneira.

Gostei bastante da cerveja, experiência muito divertida, se você for apreciador de whisky então, vai gostar ainda mais. Encontrei essa cerveja na loja Mestre-Cervejeiro.Com da Pituba. Tem tudo haver com a Escócia e com tudo o que propõe seu rótulo. O universo da cerveja é de fato um universo e eu não canso de redescrobri-lo. 

Até o próximo gole!

Marcelo Vasconcelos
Editor, Colunista e Apresentador do Portal da Cerveja
Certificado pela Science Of Beer em Gestão de Leveduras e On/Off Flavours
Consultor Especialista do Programa Estação da Cerveja da Rádio Metrópole 101.3 FM
Insta e Face @portaldacervejaoficial 
Contato: 71 9.9933-2309 / marcelo@portaldacerveja.com


Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]