Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

O que vi na Brasil Brau e no Degusta Beer & Food - Por Débora Matos


Olá, sou Débora Matos, a mais nova integrante do time do Portal da Cerveja. É um prazer enorme fazer parte dessa equipe, estou honrada e muito feliz pela oportunidade de comunicar uma coisa que eu simplesmente amo, que é falar de cerveja. Aproveitando, já que não tem tanto tempo assim, vou começar aqui resumindo um evento que aconteceu recentemente no mercado cervejeiro nacional,  entre os dias 26 a 29 de julho na São Paulo Expo. 

Alguém falou em evento de cerveja artesanal aiiii??? OPAAAA, então vamos pegar um avião e decolar em direção ao Degusta Beer & Food e à Brasil Bräu na capital paulista, onde estive presente a trabalho. Simmmm, a pessoa não foi lá só passear e tomar cerveja não.
Vamos ao que interessa?! 

A Brasil Bräu e o Degusta Beer & Food são eventos que acontecem paralelamente, sendo dois dos maiores da América Latina. Juntos, contaram com a presença de mais de 120 expositores, somando dez países diferentes e sete estados brasileiros. A estrutura reflete o aumento do interesse no assunto: o público cresceu 31% em relação à última edição em 2015. 

A Brasil Bräu - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja - é o local ideal se o seu interesse é saber as novidades tecnológicas do mercado cervejeiro. Vou dar um exemplo rápido aqui do que conferi por lá. Já ouviram falar do "ChoppUP"?? Pois é, trata-se de uma chopeira que enche o copo por baixo. Isso mesmo que vocês leram, minha gente!!!! Né maluquice minha não! Vejam o vídeo que eu mesma fiz aqui abaixo para mostrar como funciona. É um sistema automático e padronizado, basta escolher o tamanho do copo e do colarinho e colocar na chopeira. E pronto! Seu chopp está devidamente servido. 


No vídeo seguinte eu mostro como o copo é feito, podendo ser de vidro, acrílico ou até mesmo descartável. E, opaaa, seu copo não está furado, ok? Nem adianta pensar nesta desculpa se ele começar a esvaziar rápido demais. 


Mas, se você não é cervejeiro nem está pensando em montar uma cervejaria, seu lugar é no pavilhão ao lado, meu caro, onde aconteceu o Degusta Beer & Food 2017. Os visitantes tinham acesso a cerca de seiscentos rótulos diferentes, tanto de cervejas nacionais quanto internacionais. Resumindo, acho que somente quatro dias de evento foi pouco, né?!  

Algumas cervejarias se destacaram pelas edições limitadas, como a cervejaria Landel, que apresentou um único barril de chope da English Strong Ale Uinston e a Barco Brewers com sua Viúva Negra, uma sazonal de inverno safrada.

Já outras cervejarias preferiram aproveitar o Degusta Beer para lançar novos rótulos. Foi o caso da Eisenbahn, com uma Germam Pilsen comemorativa de quinze anos do aniversário da marca, servida em chope e em garrafa. Também se destacaram com seus lançamentos as cervejarias Hausen (com uma Imperial Schwarzbier) e a Sud (com uma Vienna Lager e uma Barley Wine).

Contudo, nem só de cerveja vive o homem, então o Degusta Beer também trouxe shows e food trucks, além de uma vasta programação de palestras com profissionais extremamente qualificados, a exemplo de José Raimundo Padilha, Carolina Oda, Laura Aguiar, Edu Pelizzon, Guilherme Rossi, entre outros.

Você  já viu AO VIVO como se faz uma cerveja? Pois é, lá no festival tinha uma Sala de Brassagem com especialistas explicando, passo a passo, os detalhes do processo e tirando dúvidas do público. Foram produzidas quatro receitas de diferentes estilos, assinadas pelas cervejarias Mea Culpa (SP), Júpiter (SP), Noi (RJ) e Barco (SC). Todas foram convidadas a levarem receitas experimentais e produzirem um lote único para o evento.

Quanta novidade, hein?? Então, galera, hoje vou ficando por aqui.
Mas fiquem ligados que a Brasil Bräu e o Degusta Beer & Food estarão de volta em 2019, entre os dias 28 a 30 de maio, no mesmo local. Então, já marca na agenda aí!!

E eu também volto na semana que vem com novidades fresquinhas do mundo cervejeiro. 

Beijos e Boas Cervejas!

Débora Matos
Sommelière de Cervejas; Especialista em Análise Sensorial e Off-Flavours; 
Certificada pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), Associação Brasileira de Sommelier (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale (ASI – França)
Consultora Especialista do Programa 'Dicas da Saidera' na TV Aratu Online

Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]