Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

Qual é a da NEW ENGLAND IPA? - Por Fábio Guerra


Fala galera!!

Uma das características mais marcantes do cervejeiro artesanal é a busca constante por novidades. Por mais que goste de um determinado estilo, o cervejeiro quer experimentar, conhecer novas sensações e sabores. Gostar ou não é parte do jogo. Mas a idéia é provar e dizer que provou. Já pensou uma roda de conversa entre cervejeiros em que você não conhece e não provou nenhuma das cervejas citadas?

Pois bem, entre as que você deve experimentar não deixe de fora a New England IPA, ou simplesmente NEIPA. Originada no nordeste dos Estados Unidos, região também conhecida como Nova Inglaterra, esse sub-estilo tem cumprido muito bem o papel de “novidade” no mundo cervejeiro. Leve, suculenta, amargor equilibrado e com muito aroma, a NEIPA se tornou o estilo do momento.

Isso porque as NEIPAs tradicionais utilizam uma mistura interessante de lúpulos carregados nas notas frutadas. Algumas chegam a adicionar de verdade o suco da fruta, motivo pelo qual a New England é apelidada de Juicy Ipa (“juicy” significa suco em inglês).

Além disso, as NEIPAs são turvas, lembrando na aparência uma cerveja de trigo e são em geral menos amargas do que outros exemplares do estilo American IPA.

Esse amargor mais sutil não a deixa de modo algum menos atraente aos apreciadores dos lúpulos. Pelo contrário, ao dar espaço para as notas frutadas, a NEIPA inova em sua proposta de unir sabores diversificados, intensificar os aromas e ser diferente.

Vai ser difícil achar quem não queira apreciar uma New England Ipa. Portanto, se você ainda não provou, recomendo a Conan da Invicta, cujo nome vem da levedura utilizada na fermentação, e a New England da Roleta Russa. Ambas são ótimos exemplares desse sub-estilo campeão!!

Fábio Guerra
Cervejeiro e Sócio Proprietário da Empresa Planeta Cevada
Comentarista do Programa Estação da Cerveja da Rádio Metrópole 101,3 FM
Colunista do Portal da Cerveja

A opinião dos colunistas não condiz necessariamente com a opinião do portaldacerveja.com. Fábio Guerra tem liberdade para explanar seus pensamentos sem nenhum tipo de filtro ou censura, de forma sólida e autêntica.


Portal da Cerveja
Beba, Curta e Siga - @portaldacervejaoficial
www.portaldacerveja.com
O Melhor Veículo de Comunicação Cervejeira da Bahia

Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]