Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

Curso Yeast Freaks - Aprendendo a cuidar das Leveduras




E assim terminou a semana cervejeira mais agitada dos últimos tempos aqui em Salvador, foram vários eventos e muitos deles se chocando no mesmo dia. Teve o Pint of Science, Curso de Harmonização com Comida Vegana, Aniversário da Kombita, Curso de Off Flavors (do Bernardo Lepikson), teve o resultado do 1º Concurso de Cerveja Caseira da Vitrine (Parabéns ao Diogo da Chapada Brewery, que teve sua cerveja premiada), a Puro Malte Fest (que pelas fotos que recebi, foi um sucesso) e o curso sobre Gestão de Leveduras, Yeast Freaks da Science Of Beer e é dele que falarei aqui rapidamente. 

Digo rapidamente, por que descrever o curso vai ser muito fácil. E vai ser fácil por que as pessoas envolvidas na organização foram simplesmente maravilhosas em dedicação e atenção, muito cuidadosas em cada detalhe. 

Foi muito bacana ver a Dona Martha e a Dona Edvania, funcionárias do setor de Gastronomia da Faculdade Ruy Barbosa, além do Garçom Marcos, com tanto cuidado conosco, ver e perceber a inquietação da Clara (coordenadora da Science Of Beer), para garantir que tudo transcorresse bem. De fato, cuidou de tudo, não nos faltou nada. Nem a nós alunos, nem ao competentíssimo Professor Arthur Dias, que pôde dar sua aula tanto no sábado, quanto no domingo, seguro de que estava amparado por uma equipe de dedicação maior. 

Professor Arthur é muito didático e brincalhão, além de possuir um domínio sobre o que ensina, tem o “timing” de quem está ali para ensinar e não para exibir conhecimento. Me identifiquei demais com a aula, por que eu gosto de ensinar, monto turmas, ensino a fazer cerveja e não sou o maior entendedor cervejeiro da Bahia, mas seguramente sou um dos melhores em transmitir conhecimento, simplesmente por que entendo que ensinar é um prazer e não uma passarela de vaidades, coisa que vejo em muitos e muitos educadores por aí, mas que não educam nada. 

Professor Arthur curte ensinar, curte sentir que deixou um legado positivo na vida das pessoas e isso foi bem perceptível, quero agradecê-lo em nome de toda turma (se é que meus colegas me permitem falar por eles). 

Todos saíram do curso empolgados com a descoberta do mundo que existe por trás de um processo de fermentação. Descobrir como a gente consegue intervir em cada momento, multiplicar leveduras, soltar a produção de álcoois superiores, inibir a produção de ésteres, saber que entre o consumo do açúcar e a liberação do álcool existe outro mundo de detalhes e que podemos interagir com eles, enfim... foi uma transformação. 

O Professor Arthur iniciou o curso dizendo que "o processo de fermentação não é lançar o fermento, sentar e rezar”, quando ouvi isso pensei de imediato “eu não faço isso! Tenho o maior cuidado com a minha fermentação!”. Mas ao final do curso percebi que todos os meus cuidados não passavam de uma simples oração bem feita, rsrsrs. Sabendo agora o que existe por trás daquele processo, refaço meu pensamento... de fato, eu “sentada e rezava”, rsrsrs.

Muito bem gente, sempre que o Portal da Cerveja resolve trabalhar em cima da divulgação de algo, nós temos a preocupação de dar toda atenção e trazer resultados ao nosso parceiro. E foi muito gratificante ter visto a turma cheia, em um final de semana repleto de atrações cervejeiras. Teve ex-aluno das minhas turmas  de Workshop que compareceu, outros que na última hora não conseguiram ir e me mandaram mensagens entristecidas, outros que leram meu artigo sobre esse curso e disseram que, foi ao ler o que eu escrevi, que tomaram a decisão de ir, isso tudo foi muito gratificante para mim. Fiquei com a sensação de que eu não queria que tivesse acabado.

O Portal da Cerveja só comunica parceiros de qualidade e que tenham respeito pelo consumidor, quando o mercado percebe isso e consome, ganhamos todos. Não precisamos ressaltar a qualidade da Science Of Beer e de seus cursos por todo o país, não é? Fiquemos ligados por que logo, logo, ela estará de volta à Salvador com novos cursos, eu posso até adiantar à vocês que os cursos de Tecnologia Industrial e o curso de Sommelier estão vindo por aí, se preparem! 

Obrigado a Science Of Beer e a todos vocês!

Até o Próximo gole!

Marcelo Vasconcelos
Editor, Colunista e Apresentador do Portal da Cerveja
Certificado pela Science Of Beer em Gestão de Leveduras e On/Off Flavours
Consultor Especialista do Programa Estação da Cerveja da Rádio Metrópole 101.3 FM
Insta e Face @portaldacervejaoficial 
Contato: 71 9.9933-2309 / marcelo@portaldacerveja.com



Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]