Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

A Cerveja pode se encaixar na alimentação Vegana? - Por Gabriel Mascarenhas




Cerveja pode se encaixar na alimentação Vegana? Sim, claro! Ser vegano não é limitar-se ao não consumo de produtos de origem animal, bem como fabricados pelos animais. Se refere também ao consumo com responsabilidade, qualidade de vida e com riqueza culinária.

O movimento das cervejas artesanais tem por objetivo trazer ao paladar um produto de qualidade e com complexidade de aromas e sabores. As preocupações vão desde a produção até a comercialização. 

No processo de fabricação de cervejas existe uma etapa que se chama clarificação. A clarificação, como o nome já indica, tem por objetivo deixar a cerveja mais clara e translúcida, dando a ela um aspecto brilhante. Contudo, algumas cervejas usam algumas substâncias de origem animal para obter uma melhor clarificação ou reduzir o tempo desta etapa. Essas substâncias são, normalmente, o Isinglass (uma espécie de "cola de peixe") e a Gelatina sem sabor (derivada do tutano). 

Existe uma outra etapa, antes da maturação, que se utiliza estes floculantes: a Mosturação. Mas normalmente usam um produto chamado Irish Moss ou Whirlfloc (proveniente de algas marinhas) e que é aceito por quem é adepto a comida Vegana. 

No Brasil, as cervejas artesanais não usam essas substâncias, fazem essa clarificação natural por meio de redução de temperatura para 0°C. Assim, podemos afirmar que as cervejas nacionais podem ser apreciadas por quem é adepto a filosofia Vegana.

Mas caso haja alguma dúvida sempre olhe o rótulo. Algumas cervejarias trazem informações interessantes sobre as cervejas. Se for beber cerveja caseira, converse antes com o produtor, pois algumas caseiras, por limitações técnicas, usam esses floculantes artificiais.

Assim, o vegano promove o sabor com qualidade e complexidade, o mesmo acontecendo com os cervejeiros artesanais.

Gabriel Mascarenhas
Beer Sommelier

Gabriel, juntamente com Juli Moreira (Gastrônoma Vegana) vão promover um curso de Harmonização com Comida Vegana, participe! Tem muito preconceito em cima do tema, o curso quebra esses paradigmas e abre um novo horizonte para você. Confira aí ao lado os detalhes do curso e aproveite!

Da Redação
@portaldacervejapontocom
Fotos: Bambu Chuveroso e acritica.com

Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]