Eventos Cervejeiros

[Eventos Cervejeiros][twocolumns]
[Eventos Dois][twocolumns]

Barleywine Berggren; parece vinho, parece licor, mas é uma bela cerveja





Bem gente, estamos de volta! Hoje temos uma coisa importante para dizer a vocês, mas depois... #PartiuDegustação J 

A ideia do Portal da Cerveja é que a gente se divirta enquanto dissemina e valoriza a cultura cervejeira em nosso estado. Mas tem uma coisa antes disso... nos dias de hoje está super difícil encontrar um veículo de comunicação que goste de credibilidade. Emitir opinião em público é algo de muita responsabilidade e parece que as pessoas esqueceram isso. Nós aqui não, claro! J E gostaríamos que vocês soubessem que tudo o que trazemos aqui para conversar com vocês é muito bem pensado, sob o propósito de agregar algo positivo, nunca com o propósito de “subtrair daí, para ganhar daqui”. 

Antes de mais nada vem o zelo pela confiança que muitas pessoas têm em nós, vocês nunca vão nos ver elogiar algo que não seja bacana... Me refiro, dentro desse universo, à toda e qualquer análise que fizermos, seja do produto de um parceiro, ou de um produto não parceiro. Digo isso por que nossa credibilidade não está na “prateleira” e tenho certeza de que você não está disposto a investir o seu tempo em um comunicador que põe o preço à frente da credibilidade do que diz.

Mas chega de papo cabeça e vamos tomar uma... O cara que chamei para essa sessão de degustação é exatamente a personificação da opinião pura, um cara que é a cara do Portal da Cerveja, um cara que diz o que realmente pensa. Pois é... Adoro chamar Tiagão, do instagram @diariodeumcervejeiro, produtor da cerveja Darcelina, colunista do Portal da Cerveja e meu amigo (vixe, currículo grande da zorra, rsrsrs). A gente se diverte, põe a conversa em dia e degusta das mais diversas propostas cervejeiras que encontramos por aí...

Esse dia foi massa! Adriano do Primus Empório sempre recebe a todos de uma maneira muito atenciosa e divertida, às vezes é difícil encontrar pessoas tão alto astral no trato com os clientes, Adriano é um desses caras, pediu até que a cozinha caprichasse no tira gosto que pedimos, e como disse o "poeta", "Missão dada é missão cumprida", a cozinha jogou duro no frango condimentado que pedimos, para acompanhar essa Strong Barleywine que provamos.

Enfim... Eu e Tiagão degustamos a Strong Ale da Cervejaria Berggren. Uma cervejaria do interior de São Paulo, que não faz lotes especiais para concursos e já ganhou algumas medalhas, pegando o que está pronto nos fermentadores e levando para as competições, isso me chamou muita atenção.

Essa é uma Barleywine, estilo que leva esse nome em referência ao que parece ser um vinho de cevada. Isso em função do seu corpo licoroso e seu teor alcóolico. É densa e com agradáveis 9,3% de álcool (ABV – Álcool por Volume), tem sabor e aroma maltados, com caramelo bem presente e com boa interferência dos Lúpulos (que trazem um amargor de retrogosto bem especial e nos entrega essa cerveja com 60 IBUs).

Trata-se de “Um belo representante do estilo Barleywine, bem maltada, uma cerveja com mais de 9% de álcool, mas que você não percebe esse álcool e sim um amargo agradável que traz um equilíbrio. Aparenta ser uma cerveja que mostra muito cuidado em sua produção.” disse Tiago da Arcela.

Também senti o cuidado da Berggren com seus produtos, desde a produção, passando pela distribuição, até chegar em nosso copo. Uma cervejaria do interior de São Paulo que chega à Bahia já distribuindo em diversos pontos. Encontrei em lojas como a Planeta Cevada no Shopping Bela Vista, no Primus Empório em Lauro de Freitas e acho que em breve estará disponível na loja Mestre Cervejeiro na Pituba, por que normalmente eles não ficam de fora.

Enfim... Tive uma agradável experiência com essa cerveja, já havia experimentado antes, mas gostei tanto que queria prestar mais atenção e dar detalhes melhores para vocês. Como é bom viver esse momento em que temos tantas boas cervejas disponíveis. A chance de descobrir cada uma e saborear com amigos é sensacional... Vocês poderiam nos sugerir boas cervas também, né? Além de nos dizer o que acharam da dica de hoje... Vamos brincar disso?  #Curti J 

Até o próximo gole!

Marcelo Vasconcelos
Editor, Colunista e Apresentador do Portal da Cerveja
Certificado pela Science Of Beer em Gestão de Leveduras e On/Off Flavours
Consultor Especialista do Programa Estação da Cerveja da Rádio Metrópole 101.3 FM
Insta e Face @portaldacervejaoficial 
Contato: 71 9.9933-2309 / marcelo@portaldacerveja.com

Nenhum comentário :

Degustando

[Degustando][bleft]

Mundo da Cerveja / Série Introdutória

[G Barbosa][twocolumns]